Terapia disponível no Brasil para câncer raro em estágio avançado pode chegar aos planos de saúde

Home Terapia disponível no Brasil para câncer raro em estágio avançado pode chegar aos planos de saúde
Written by Doug Hampton
On

Consulta Pública da ANS avalia cobertura obrigatória de cloridrato de ponatinibe, indicado para o tratamento de resgate de pacientes com leucemia mieloide crônica com falha ou intolerância aos inibidores de tirosina quinase de segunda geração1

SÃO PAULO, 17 de maio de 2023 /PRNewswire/ — Está aberta a Consulta Pública da ANS que discute a inclusão nos planos de saúde o primeiro e único tratamento de terceira geração disponível no Brasil para pacientes com leucemia mieloide crônica (LMC)1. Apesar do parecer preliminar da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) desfavorável à incorporação, o processo de avaliação é aberto à sociedade civil até o dia 24 de maio e pode ser acessado pelo link: https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/sobre-ans/consulta-publica-109-ans-recebe-contribuicoes-de-atualizacao-do-rol2.  

Tipo de câncer raro causado por uma excessiva proliferação da linhagem mieloide, a LMC tem uma incidência de 1 a 2 casos para cada 100 mil habitantes, o que corresponde de 15% a 20% das leucemias. No Brasil, cerca de 1800 pacientes são diagnosticados anualmente com a doença.

Na prática, a incorporação do cloridrato de ponatinibe pode representar a única alternativa disponível para quem tem LMC e falhou às terapias de segunda geração, o que constitui um importante desafio terapêutico e uma necessidade médica ainda não atendida. 

O potencial do cloridrato de ponatinibe foi constatado por meio do estudo PACE, que acompanhou indivíduos elegíveis à terapia durante cinco anos e mostrou segurança e eficácia, além de uma resposta duradoura em pacientes expostos a múltiplas linhas de tratamento e em indivíduos com mutações no gene de fusão BCR-ABL, incluindo a mais resistente T315I. 4- Aprovado em 2019 no Brasil, o medicamento é o único inibidor de tirosina-quinase (TKI) de 3ª geração disponível no país.

Sobre a Leucemia Mieloide Crônica

A leucemia mieloide crônica (LMC) é um tipo de câncer causado por uma excessiva proliferação da linhagem mieloide, seguida por uma perda progressiva da diferenciação celular, o que resulta num quadro de leucemia aguda. Associada a uma anormalidade citogenética específica, o Cromossoma Philadelphia (Ph), a LMC não é uma doença curável com a terapia medicamentosa. Os principais sintomas da LMC são: fadiga, diminuição do fôlego durante as atividades diárias, febre, dores nos ossos, perda de peso sem motivo aparente, dores abaixo da costela ou no lado esquerdo devido ao baço aumentado e suor noturno3.

Sobre a Pint Pharma

Fundada em 1993 na Áustria, a Pint Pharma é uma empresa global de biotecnologia com sede na Europa e DNA Latino-Americano, com subsidiárias localizadas em sete países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Ecuador, México e Peru. Focada no paciente como o centro das atenções, a companhia segue à risca os pilares da integridade, ética, responsabilidade e transparência nos países de atuação, valorizando e respeitando sempre a comunidade científica. Presente no Brasil desde 2017, a marca conta com terapias de ponta, e alto valor agregado, com potencial para melhorar a saúde das pessoas. O portfólio conta com tratamentos de última geração voltados principalmente para oncologia, hematologia, doenças raras e outras condições graves e debilitantes.

Referências

  1. https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/sobre-ans/consulta-publica-109-ans-recebe-contribuicoes-de-atualizacao-do-rol 
  2. https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2130/1323 
  3. https://www.abrale.org.br/doencas/leucemia/lmc/sintomas/ 

FONTE Pint Pharma

SOURCE Pint Pharma

Leave a Comment